sábado, 28 de novembro de 2009

Concessão de Permanência

  • Concessão de permanência definitiva a asilado ou refugiado

o estrangeiro que estiver no Brasil na condição de Refugiado ou Asilado e pretender permanecer no território nacional deverá atender um dos requisitos abaixo da Resolução Normativa nº 06 de 21 de agosto de 1997, do Conselho Nacional de Imigração:

1- Residir no Brasil há no mínimo 06 (seis) anos na condição de refugiado ou asilado;

2- Ser profissional qualificado e contratado por instituição instalada no País, ouvido o Ministério do Trabalho;

3- Ser profissional de capacitação reconhecida por órgão da área pertinente;

4- Estar estabelecido com negócio resultante de investimento de capital próprio, que satisfaça os objetivos de Resolução Normativa do Conselho Nacional de Imigração, relativos á concessão de visto a investidor estrangeiro.


.Concessão de permanência definitiva, com base em reunião familiar.

Em seu regresso ao País, o cidadão brasileiro que desejar levar consigo familiares estrangeiros poderá pleitear para esses familiares visto permanente.

O pedido de visto permanente com finalidade de reunião familiar pode ser apresentado por:

- cônjuge de brasileiro;

- ascendentes, desde que demonstrada a necessidade de amparo pelo chamante;

- filhos solteiros menores de 21 anos, naturais ou adotivos, ou maiores incapazes de prover o próprio sustento;

- irmãos, netos ou bisnetos, se órfãos, solteiros e menores de 21 anos, ou de qualquer idade, se incapazes de prover o próprio sustento.

- Os dependentes a que se referem as letras (c) e (d) serão assim considerados até o ano-calendário em que completarem 24 anos, desde que estejam cursando escola técnica de nível médio ou curso superior (graduação ou pós-graduação).

Um comentário:

  1. Cómo pode-se obter o visto permanente para cientistas, já que vou fazer um pos doutorado PNPD e a Capes diz que estangeiro tem prazo de 2 anos para tirar o visto permanente. Atualmente tenho visto temporario I que termina em julho de este ano quando termina o meu primeiro Pos doutorado PDJ. Muito obrigada pelas informaçoes que possam-me dar.

    ResponderExcluir