segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Investimenstos estrangeiros no Brasil

1. Brasil: alguns números e dados
O Brasil é o quinto maior país do mundo tanto em dimensão (8,5 milhões de m2) quanto em população (mais de 190 milhões de habitantes). Considerada a décima economia do mundo e a maior da América Latina, com um PIB nominal de cerca de US$ 1,5 trilhões, o Brasil é o país emergente que mais atraiu investimentos estrangeiros no continente americano nos últimos 5 anos.
A economia brasileira responde por quase a metade do PIB latino-americano, tem uma população economicamente ativa de 85 milhões de habitantes e é um dos maiores mercados consumidores da América Latina. O Brasil foi o segundo maior produtor de jeans, chassis de ônibus, compressores de refrigeradores e revestimentos cerâmicos; o terceiro em motocicletas e calçados; o quarto em aviões comerciais, papel, têxteis, e vestuários e cerveja; o sétimo em aço e alimentos industrializados e o oitavo maior produtor de veículos do mundo (3 milhões de unidades em 2008).
Na área agrícola, o Brasil é o primeiro na produção de açúcar, laranja, café, mamão papaia; o segundo maior produtor de soja, carne bovina e frango, e um dos dez maiores produtores de carne suína, cacau, milho, algodão, arroz, café, tabaco e celulose. No ano 2008 encontravam-se registradas 5 milhões de propriedades rurais contra 6 milhões na Europa. O clima e o solo brasileiros apresentam alto grau de diversidade e potencial de produtividade. O Brasil possui mais de 200 milhões de bovinos, que perfazem o maior rebanho comercial do mundo, além de possuir a maior biodiversidade do planeta. O setor de “agribusiness” brasileiro apresenta hoje uma das mais elevadas taxas de produtividade do mundo.
O Brasil é um país jovem e atrativo, que oferece grande potencial de negócios e de retorno de investimentos. Com um mercado competitivo, dotado de mão-de-obra qualificada e grande abundância de matérias-primas, o país está pronto para receber novos investimentos e acolher todo tipo de empresa.

2. Investimento alemão no Brasil

O valor do estoque investimento direto alemão, incluindo o reinvestimento, é de cerca de 16,9 bilhões de dólares, sendo 498 milhões de dólares em 2008. Isso significa um aumento de mais de 500% sobre os 98 milhões, em 2007. Existem 1200 empresas com algum grau de participação alemã, instaladas no Brasil, que geram 250.000 postos de trabalho. São Paulo possui a maior concentração de empresas alemãs em todo o mundo.

Extraído de: http://brasilianische-botschaft.de/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário