domingo, 8 de novembro de 2009

Para estrangeiros, povo é o melhor atrativo do Brasil

São Paulo – O povo brasileiro é o que o Brasil tem de melhor para 45% dos turistas estrangeiros pesquisados pelo instituto Zaytec, a pedido da Embratur. Em seguida, foram citadas as belezas naturais/natureza (23%), praias/mar (18%), sol/clima tropical (com 14%) e diversidade (9%).

A pesquisa "Perfil do Turista Estrangeiro e Imagem do Brasil" foi realizada em junho de 2009, com 2.405 turistas de 27 países.

"A pesquisa mostra que, apesar dos grandes desafios que ainda temos, mais de 90% dos turistas estrangeiros gostam de vir ao Brasil e recomendam a viagem a amigos e parentes. E o povo brasileiro é o maior atrativo que temos", declarou o ministro do Turismo, Luiz Barretto.

Entre as cidades mais lembradas, a primeira delas é o Rio de Janeiro, com 45% das citações, seguida por São Paulo (16%), Salvador (5%), Florianópolis (3%) e Fortaleza (3%).

Já a personalidade mais lembrada pelos turistas estrangeiros foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deixou Pelé em segundo lugar pela primeira vez nas edições da pesquisa. O jogador Ronaldo foi o terceiro brasileiro mais citado pelos participantes.

"Chamo a atenção para dois aspectos que considero importantes: primeiro, a confirmação de que o jeito de ser, a cultura e o estilo de vida do brasileiro encantam e cativam aqueles que vêm nos visitar", destacou a presidente da Embratur, Jeanine Pires.

Os aspectos positivos da economia do Brasil também estiveram presentes na pesquisa, com menções feitas por 57% dos entrevistados, que destacaram seu crescimento, dinamismo, força e estabilidade.

O futebol continua sendo o esporte mais associado ao país, com 85% das citações. O samba também se mantém como referência da música brasileira, sendo lembrado por 46% dos entrevistados.

Fonte: ANBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário