domingo, 16 de agosto de 2009

A força dos Imigrantes na construção do Brasil

A imigração no Brasil teve seu inicio no século XVI com o descobrimento da Nova Terra e o plantio da cana-de-açúcar, com essa cultura os portugueses "importaram" milhares de africanos para trabalhar nessa lavoura, e esse imigrantes foram a mais importante força de trabalho, abrindo caminho para o desenvolvimento.
Mais tarde, no século XIX, com o fim da cultura canavieira e o inicio do ciclo cafeeiro milhares de italianos passaram a desembarcar aqui no Brasil, e a trabalhar nas fazendas de São Paulo e interior, essa imigração foi muito importante para o Brasil, pois com o capital oriundo do café e o trabalho desses imigrantes foi possível iniciar o processo de industrialização brasileira.
No início do século XX os japoneses desembarcaram aqui e trouxeram seus costumes e tradições somando as demais, e foi a soma desses povos que ajudaram a construir o Brasil com nós conhecemos.
Atualmente temos os coreanos que buscam o Brasil a procura de oportunidades, e esses novos "brasileiros" infiltram-se em quase todos ramos da economia, seja informal ou não.

Um comentário: