segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Brasil - Bolsas para estrangeiros

Governo brasileiro oferece bolsas de estudos para estrangeiros nos níveis de graduação e pós-graduação

Para aqueles que gostariam de estudar no Brasil existe o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) ou do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação (PEC-PG). Esses são programas criados para o nível de graduação (PEC-G) ou de pós-graduação (PEC-PG) oferecidos a estudantes de países em desenvolvimento que tenham acordo cultural, educacional ou científico e tecnológico com o Brasil.
As universidades brasileiras participantes dos programas oferecem vagas gratuitas aos candidatos. Quanto ao número de candidatos que desejam participar do programa, não existem quotas por país.
Todos os anos, entre abril e junho (para o PEC-G) e maio a julho (para o PEC-PG), as inscrições estão abertas nas representações diplomáticas brasileiras nos outros países.
Os interessados deverão entregar à representação diplomática brasileira o formulário de inscrição, devidamente preenchido e assinado, e demais documentos eventualmente solicitados.

Podem participar do programa todos que:
*Possuam o certificado CELPE-Bras(ver nota sobre o CELPE-Bras no fim dessa postagem);
*Não sejam brasileiros e nem tenham pais brasileiros.

Os requisitos do PEC-G são:
*Ter entre 18 e 23 anos;
*Ter terminado o ensino médio ou equivalente com rendimento igual ou superior a 60%;
*Ter cursado o ensino médio fora do Brasil;
*Comprovar meios para se manter no Brasil.

Os requisitos do PEC-PG são:
*Ter completado curso de graduação;
*Ter projeto de pesquisa aceito por universidade brasileira.
Os ex-estudantes do PEC-G devem comprovar permanência de dois anos no país de origem.

Os participantes usufruem dos seguintes benefécios:
*Recebem educação da mais alta qualidade;
*Estudam em algumas das melhores universidades brasileiras;
*Escolhem entre uma ampla gama de cursos;
*Aumentam sua experiência cultural;
*Relacionam-se profissionalmente com pessoas de vários países;
*Preparam-se para contribuir para o desenvolvimento do seu país de origem.
No caso do PEC-PG, receber bolsa de valor igual a dos estudantes brasileiros e passagem aérea de retorno ao país de origem, quando o estudante concluir com êxito seu curso.

Veja o que dizem alguns ex-alunos dos programas:
“Nunca vou esquecer o tempo que passei no Brasil, foram os melhores seis anos da minha vida (...) adorei aprender sobre a cultura brasileira: músicas diferentes, uma comida gostosa e como o povo brasileiro é tão miscigenado! (...) Conclui meu curso superior no Brasil e me sinto feliz”.
Mary Akoth Adeka, Quênia, Farmácia.

“Adorei o Brasil e seu povo. A experiência de vida acadêmica e social permitiram-me uma reinserção mais ativa e produtiva após meu retorno a Moçambique.”
Ismael Jamú Mussa, Deputado da Assembléia de Moçambique, Serviço Social, PUC – SP.

“Estudar no Brasil foi uma etapa muito importante da minha vida, não só pelos conhecimentos adquiridos, mas também por ter conhecido tantas pessoas boas entre os professores e colegas de estudos.”
Guilhermo Krauch, Paraguai, Enga Elétrica, EESC – USP.

“Minha experiência no Brasil foi extremamente rica não apenas em termos intelectuais (pela alta qualidade das universidades brasileiras), mas pessoal. A convivência com colegas brasileiros e de outras nacionalidades que escolhem o Brasil para o seu desenvolvimento profissional ajuda a compreender o outro e se conhecer mais profundamente.”
Humberto Meza, Nicarágua, Mestre em Ciência Política, UNICAMP.


Um comentário:

  1. desculpe, lendo a referido noticia sobre bolsa de estudos para extrangeiros, quero fazer uma consulta.
    Sou extrangeiro com carteira de pernanencia no brasil, estou aqui a mais de onze anos. Neste momento estou fazendo faculdade de psicologia, numa faculdade particular, tenho 42 anos e quero perguntar se eu tenho alguma possibilidade para obter uma bolsa ajuda , ou ajuda de custos , pois a mensalidade na universidsade é muito cara, tenho alguma chance? por favor se souber alguma informação, agradeço
    skaydeluis007@yahoo.com.br

    ResponderExcluir