segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Estudantes estrangeiros estão descobrindo as vantagens de um estágio no Brasil

Estudantes estrangeiros estão descobrindo as vantagens de uma experiência de estágio no Brasil. Pelo menos é o que mostra os cerca de 300 estagiários que chegam no país a cada ano em busca desse tipo de trabalho. “A cultura e a beleza natural do Brasil faz parte do sonho de muitos”, afirma Andrea Garutti, responsável pela área de incoming da Central de Intercãmbio.
Desde que foi fundada, a agência de intercâmbios Central de Intercâmbio (CI) desenvolve programas especialmente para esse público, que passa no máximo um ano estagiando no Brasil. Para isso, são formadas parcerias com agências de emprego internacionais, que selecionam currículos e encaminham os candidatos para as empresas brasileiras.
Segundo Andrea, além dos atrativos turísticos, o estudante sabe que ao vir para o Brasil ele conseguirá obter aprendizado na área em que estuda. “Enquanto alguns estudantes vão para outros países para trabalhar como garçons e babás, somente para aprender a língua, no Brasil eles são contratados por empresas de grande porte e atuam em áreas que realmente os interessam”, afirma Andrea.
Gregor Friedl, que realiza o estágio na Escola de Engenharia Mauá, surpreendeu-se com sua experiência. “O Brasil tem sido uma agradável surpresa para mim. É completamente diferente e estou adorando”, conta o estudante, que atua no laboratório de Química, desenvolvendo um novo tratamento para a água.
Para Andrea Garutti, as empresas brasileiras estão interessadas em receber o candidato estrangeiro porque ele incentiva os outros funcionários e aceitar novas experiências e não ter medo de desafios. Além disso, funcionários da empresa acabam se interessando em aprender novos idiomas, o que começa a acontecer no próprio ambiente de trabalho.
“Outro atrativo é que a participação no programa acaba se tornando uma estratégia de marketing. Isso acontece porque a empresa passa a ficar conhecida no exterior, por meio do estagiário e da agência de emprego”, diz Andrea.

Um comentário:

  1. O retorno que a empresa nacional obtem deve ser mesmo satisfatório... só acho injusto isso... o brasileiro que vai pra Europa ou para qualquer outro lugar, é subjulgado e sempre tem de fazer serviços degradantes para manter-se com algum dinheiro, e os estagiarios que vem para cá, acabam sendo muitissimo bem tratados, com certas regalias se for ver... ¬¬

    ResponderExcluir