sábado, 29 de agosto de 2009

Cada vez mais estrangeiros vêm trabalhar no Brasil

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, desde o primeiro trimestre de 2009, 9.961 imigrantes receberam autorização para atuar no mercado de trabalho brasileiro – o maior número para o período desde 2004.

De acordo com os números da Coordenação Geral de Imigração, a quantidade de autorizações liberadas no primeiro trimestre foi 4,63% superior ao apurado nos três primeiros meses de 2008.

Brasil. Para os milhares de estrangeiros que vivem por aqui, a crise acabou. Dados do Banco Central (BC) mostram que as remessas feitas por esses trabalhadores às suas famílias no exterior já voltaram ao patamar de antes do estouro da crise. Na comparação com janeiro, o envio de dólares saltou 48,4% em junho. No mesmo período, a entrada de dinheiro enviado por brasileiros que estão em outros países caiu 9,2%. Isso faz com que cada US$ 3 que entram pelas remessas de brasileiros, US$ 1 saia transferido pelos imigrantes.

Mesmo com a disparada das concessões de visto nos dois últimos meses de 2008, quando foram liberados 12.918 pedidos, o aumento das autorizações de trabalho para estrangeiros está relacionado ao crescimento econômico do país nos últimos anos e não ao agravamento da crise econômica mundial a partir de setembro.

Com a economia aquecida, as empresas voltam a comprar tecnologia e equipamentos do exterior. Junto com estes equipamentos vêm os estrangeiros, como por exemplo trabalhadores para assistência técnica. Além disso, as companhias estrangeiras estão trazendo profissionais especializados de fora, que normalmente têm alta qualificação e ficam no país por um período determinado.

Fonte: Blog Visto Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário